segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A constante produção de perfis - resultados! Parte 04

Militante na vida
Por Ilma de Moraes

"Gosto muito da prática do jornalismo, mas sou consciente das dificuldades que enfrentarei no mercado profissional. Pretendo seguir, então, na academia, pois sei que nela, através do contato direto com a população universitária, poderei contribuir mais e melhor com o desenvolvimento do meu país."

Pensando assim, Isley Borges, 21 anos, milita no 3 º ano da graduação do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. Digo militante, porque não dá para dissociar o forte traço do exercício político vivido desde os tempos do Grêmio Estudantil em Monte Carmelo, sua terra natal no Triângulo Mineiro.

Os desafios das comunidades rurais, a discrepância econômica das periferias, a atividade comunitária e o combate contra a discriminação das minorias sociais são antigos conhecidos desse jovem que começou a politizar na União da Juventude Socialista (UJS), foi diretor do DCE da UFU e hoje participa do Kizomba (grupo representativo da juventude petista na universidade).

Em nosso bate-­papo, seu olhar é convicto e chama atenção quando traz à superfície a pauta do homossexualismo assumido aos 14 anos de idade. Não houve repressão nem preconceito familiar em relação à sua opção sexual. Para ele, tudo aconteceu com o privilégio de um entendimento afetuoso que o mantém ativo e sensível à luta em favor dos companheiros LGBTs menos favorecidos pela vida. "Apesar dos avanços sociais, ainda não há uma atitude compromissada do governo atual para resolução das verdadeiras questões dos homossexuais, como a saúde por exemplo. Sei das contradições políticas dos petistas hoje no comando do país e não posso negar que o governo se esquiva de contribuir com ações e melhorias para o povo brasileiro", revela.

Isley não é o óbvio, é o contraponto de si mesmo e não apenas só isso. Ele, com certeza, é muito mais que isso...  Olho e vejo a barba delineada e a camisa xadrez vermelho, sinto a gargantilha de patuá combinando com o par de alpargatas descompromissado; tudo faz parte de um gosto bastante peculiar. Assim como quando seleciona as palavras para se referir ao seu parceiro. Gostei dele desde o primeiro instante, pois Isley prefere sempre ter uma posição definida sobre os problemas sociais. O jovem de quem falo pertence à minoria saudável que empunha uma bandeira da qual não abre mão: "sou um combatente pela vida, gosto de interferir, transformar os rumos!", garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário