segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

PET Educomunicação marca presença na Semacom

Por Monalisa França e Talita Vital (Cobertura Colaborativa)

A tarde de quarta-feira (29) foi regada a muita discussão e um ótimo bate papo na mesa redonda “Mídia e Racismo: uma discussão necessária”. A tutora do PET Educomunicação Professora Adriana Omena e o Mestrando em História pela UFU, João Gabriel compunham a mesa, que debateu este tema ainda tão presente em nossos dias. 

Gabriel Rodrigues abriu a palestra, apresentando os convidados e a professora Adriana deu o pontapé inicial à conversa e expôs o trabalho de sua orientanda Gabrielle Carolina, que fazia uma análise da Revista Folha de São Paulo sobre a realidade construída pela mesma do negro e do pobre. Adriana explicou passo a passo o que sua orientanda analisou e nos mostrou fragmentos das matérias analisadas e o racismo está lá presente nas entrelinhas. 

Após a fala da professora, João Gabriel nos apresentou o seu trabalho intitulado “Negritude, Mídia e Juventude”; nele, João mostra dados sobre como a Mídia coloca a questão do negro e, assim como a professora Adriana nos apresentou, o racismo mais uma vez está ali nas entrelinhas de propagandas de várias empresas de renome, que fazem parte do nosso cotidiano. 

Ao fim da mesa, após as considerações dos convidados, as perguntas e comentários dos participantes foram respondidos e vimos que o assunto desta mesa não morreu ali; pelo contrário, a mesa foi uma oportunidade de instigar os participantes a pensar e refletir sobre esse assunto tão presente em nossa sociedade e que, muitas vezes, não queremos enxergar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário